segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Física - experimento do gerador e motor


1.0 Fundamentação Teórica
1.1.0 Força Magnética
cargas elétricas em movimento originam o campo magnético. Estando a carga elétrica em movimento, em um campo magnético, há uma interação entre esse campo e o campo originado pela carga. Essa interação manifesta-se por forças que agem na carga elétrica; essas forças são denominadas forças magnéticas.
1.1.1 Aplicação Prática
Uma das primeiras aplicações da força magnética sobre condutores foi a construção do motor elétrico rudimentar: A roda de Barlow.
1.1.2 Motores Elétricos-Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.

A tarefa reversa, aquela de converter o movimento mecânico na energia elétrica, é realizada por um gerador ou por um dínamo. Em muitos casos os dois dispositivos diferem somente em sua aplicação e detalhes menores de construção. Os motores de tração usados em locomotivas executam frequentemente ambas as tarefas se a locomotiva for equipada com os freios dinâmicos.Normalmente também esta aplicação se dá a caminhões fora de estrada. Chamados eletrodíesel.

Funcionamento:
A maioria de motores elétricos trabalham pelo eletromagnetismo, mas existem motores baseados em outros fenômenos eletromecânicos, tais como forças eletrostáticas. O princípio fundamental em que os motores eletromagnéticos são baseados é que há uma força mecânica em todo o fio quando está conduzindo a eletricidade contida dentro de um campo magnético. A força é descrita pela lei da força de Lorentz e é perpendicular ao fio e ao campo magnético. Em um motor giratório, há um elemento girando, o rotor. O rotor gira porque os fios e o campo magnético são arranjados de modo que um torque seja desenvolvido sobre a linha central do rotor.

A maioria de motores magnéticos são giratórios, mas os tipos lineares existem também. Em um motor giratório, a parte giratória (geralmente no interior) é chamada o rotor, e a parte estacionária é chamada o estator . O motor contem os eletroímãs que são feridos em um frame.

Fonte:
Livro: Os Fundamentos da Física;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_el%C3%A9trico.

2.0 Materiais Utilizados

*
2 bicicletas;
* um motor elétrico;
* um gerador elétrico;
* um otário para pedalar;
* Boneco.
3.0 Procedimentos

Pedalar uma bicicleta

4.0 Explicação / conclusão

O experimento é composto principalmente por duas bicicletas, um motor e um gerador elétrico. Ao pedalarmos a bicicleta 1 estamos transferindo energia mecânica para o gerador, pois este tem seu eixo acoplado à bicicleta. O gerador converte energia mecânica em elétrica que é conduzida ao motor. O motor faz a conversão inversa, ou seja, energia elétrica em mecânica, movendo assim a roda da bicicleta 2 que está acoplada ao seu eixo.

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